Login
Acessar seu cadastro

Notícias
Se chover a Colônia funcionará normalmente.
 


Dúvidas (Perguntas & Respostas)

 

Qual a período de realização da Colônia de Férias do Forte do Leme?
Nos dias de semana (segunda a sexta-feira) de 15 a 26 de janeiro de 2018.
No dia 26 de janeiro (sexta-feira) acontece o encerramento da Colônia. A presença dos responsáveis nesta data é opcional.

Onde acontece a Colônia de Férias do Forte do Leme?
Nas dependências do CEP (Centro de Estudos de Pessoal) e Forte Duque de Caxias (Forte do Leme), localizados na Praça Almirante Júlio de Noronha s/n, bairro do Leme, Rio de Janeiro, RJ.

Todas as atividades são realizadas dentro da área militar, com exceção das atividades realizadas na Praia do Leme (em frente ao CEP / Forte do Leme) e dos passeios (de canoa realizado na Praia da Urca para as turmas de adolescentes ou outro local para outras turmas eventualmente).

Qual o horário de funcionamento  da Colônia de Férias do Forte do Leme?
A partir deste ano a Colônia funcionará em dois períodos: MANHÃ e TARDE.

MANHÃ: de 7:30 às 12:00h (inclui o lanche da manhã)
MANHÃ com almoço: 7:30 às 12:30h
TARDE: de 12:30 às 17:00h (inclui o lanche da tarde)
TARDE com almoço: 12:00 às 17:00h
INTEGRAL: de 7:30 às 17:00h (inclui 2 lanches e almoço)

Qual a idade para participar como colonin da Colônia de Férias do Forte do Leme?
Crianças a partir de 4 anos, adultos e pessoas com deficiência sem limite máximo de idade.

Durante o processo de inscrição, a idade do(a) colonin é calculada automaticamente pelo nosso sistema com base no mês de realização da Colônia (janeiro de 2018). Exemplo:  o(a) colonin que nasceu em janeiro de 2008 ficará na turma de 10 anos enquanto o(a) colonin que nasceu em fevereiro de 2008 ficará na turma de 9 anos.

Casos especiais serão analisados com carinho através do email colonia@coloniadoleme.com.br

Qual o valor da inscrição para participar da Colônia de Férias do Forte do Leme? (EM BREVE)


Posso parcelar o valor da inscrição?
Sim. Pode parcelar em 3 vezes, mas somente para inscrições feitas no mês de outubro. A partir do mês de novembro poderá haver parcelamento em 2 vezes. Já a partir de dezembro e janeiro não haverá parcelamento.

Existe a opção da inscrição para uma semana de Colônia?
O programa da Colônia de Férias do Forte do Leme é planejado para 2 semanas de muitas brincadeiras e diversas atividades que pouco se repetem no decorrer dos 10 dias.

Existe a opção de frequentar apenas uma semana, mas não garantimos a realização de todas as atividades.

Pode ser feita a devolução do valor da inscrição da Colônia de Férias do Forte do Leme?
Não haverá devolução do valor da inscrição, pois várias decisões são tomadas baseadas na previsão do número de colonins.

A Colônia de Férias do Forte do Leme funciona nos finais de semana e feriados?
Não há funcionamento nos finais de semana. Em anos em que o feriado do dia 20 de janeiro ocorre em um dia de semana o funcionamento da Colônia de Férias do Forte do Leme é normal.

Como é organizada a Colônia de Férias do Forte do Leme?
Acesse o link http://www.coloniadoleme.com.br/informacoes.asp

A Colônia de Férias do Forte do Leme possui transporte próprio ou condução escolar?
Não possuímos transporte próprio. A condução escolar pode ser contratada sob a responsabilidade da empresa RP Transportes.

Contato: 2244-5665 / 99916-8717 rptransportes-rj@hotmail.com

Como o trajeto e, consequentemente, o custo do transporte são calculados de acordo com o bairro de cada cliente, sugerimos que seja realizado o contato o mais breve possível.

Que tipo de roupa e calçado poderá ser usado pelo participante (colonin) da Colônia de Férias do Forte do Leme?

MATERIAIS DE USO DIÁRIO (OBRIGATÓRIO)

Fornecidos pela Colônia:

  • Camiseta

  • Garrafinha (será utilizada como copo)

  • Carteirinha de Identificação do Colonin

  • Carteirinha de Identificação do(a) Responsável

Fornecidos pelos responsáveis:

  • Mochila pequena e leve

  • Roupa de banho (sunga ou biquini)

  • Tênis

  • Protetor solar

  • Repelente

  • Toalha pequena

O uso do tênis é obrigatório porque no mesmo dia em que for à piscina ou à praia poderá ter outras atividades em locais onde é recomendado o uso de calçado fechado (exemplo: futebol, vôlei, basquete).

A mochila é recomendada para que o(a) colonin transporte seus pertences de uma atividade para outra, pois não existe um local para guarda de material.

A utilização de sunga, maiô ou biquíni por baixo da roupa todos os dias da Colônia é recomendada para que o(a) colonin possa participar de atividades aquáticas ou extras, como por exemplo o banho de mangueira.

Quais as atividades da Colônia de Férias do Forte do Leme?
Acesse o link http://www.coloniadoleme.com.br/atividades.asp

Como são realizadas as atividades na piscina e na praia?
As atividades que mais preocupam os pais são piscina, praia, banho de mar e surfe. Sabemos do cuidado que exigem e tomamos as medidas de segurança necessárias como áreas cercadas, um grande número de profissionais cuidando destas atividades, distribuídos em equipes especializadas, guardiões profissionais e a supervisão de militares.

A atividade de surfe/bodyboard é ministrada por profissionais que possuem larga experiência no ensino deste esporte para crianças, adolescentes e especiais, assim como na segurança recomendada para esta prática. Caso o mar não esteja em condições favoráveis, a equipe do surf/bodyboard realizará atividades na areia durante o tempo programado. Colonins com menos de 7 anos não entram no mar.

Na piscina, uma equipe de profissionais com experiência no ensino da natação para crianças, adolescentes e especiais, oferece atividades lúdicas condizentes com uma Colônia de Férias. Como profissionais de Educação Física, a equipe sabe conduzir as atividades de forma segura e é auxiliada por um(a) guardião(ã) de piscina registrado(a) no Corpo de Bombeiros. Colonins com menos de 6 anos entram na piscina somente com boias de braço fornecidas pela Colônia.

A praia é um núcleo de atividades diversas como vôlei e minivôlei, futebol, beach tênis, futevôlei, recreação, toboágua, piscininha, banho de mar. Toda a área, localizada em frente ao Forte do Leme, é cercada e vigiada por militares e pela nossa equipe de modo a permitir que haja segurança e controle dos participantes, assim como evitar que pessoas estranhas à Colônia tenham acesso às atividades. Os profissionais do núcleo da Praia são coordenados pela Set Point, escola de vôlei de praia da Urca e do Leme, com experiência de mais de 13 anos em atividades para crianças, adolescentes e adultos. A equipe é auxiliada por um salva-vidas registrado no Corpo de Bombeiros.

O banho de mar é realizado somente para colonins acima de 6 anos de idade da seguinte forma: grupos de dois colonins de cada vez entram no mar para um mergulho, acompanhados de um monitor e sob os olhares atentos do salva-vidas contratado pela Colônia, dos militares e profissionais envolvidos no evento.

Como é a alimentação do(a) colonin durante a Colônia de Férias do Forte do Leme?
TURNO DA MANHÃ OU TARDE: É servido um lanche diário no meio da manhã ou tarde, composto de um suco natural de frutas variadas, um sanduíche de pão com queijo e/ou frios, e uma porção de fruta.

TURNO INTEGRAL: É servido um almoço diário, composto de uma porção de carne ou frango, arroz, feijão e acompanhamentos, além de um suco de fruta natural.

A organização não se responsabiliza pela conservação e distribuição de alimentos enviados pelos  responsáveis, uma vez que a alimentação da Colônia,  supervisionado por nutricionista, faz parte de uma estratégia de educação alimentar e nutricional. Exceções  devem ser comunicadas através de laudo ou prescrição médica ao monitor da turma do colonin, que o encaminhará à coordenação.

Sou estudante. Posso participar como estagiário ou monitor da Colônia de Férias do Forte do Leme?
Sim, basta entrar e se cadastrar aqui. Caso você seja selecionado receberá um e-mail da equipe da Colônia.

Como fazer a inscrição na Colônia de Férias do Forte do Leme?
Quando abirem as inscrições, leia as instruções, clique em "INICIAR INCRIÇÃO" e siga o passo a passo.

ACESSO (PASSO 1)
No campo “Email / Login” o(a) responsável deve preencher o seu endereço de e-mail.

Depois deve criar uma senha e confirmar esta senha digitando a mesma no campo “confirmar senha”.

IMPORTANTE: Caso precise preencher mais de uma inscrição, uma senha para cada colonin deve ser criada. No caso de irmãos, mesmo sendo o mesmo CPF e email, a senha deverá ser diferente para cada colonin.

Por último, o(a) responsável deve clicar no botão “SALVAR” para continuar o processo de inscrição e passar ao PASSO 2.

 

COLONIN (PASSO 2)
No campo “nome” o(a) responsável deve preencher o nome completo do colonin. Por exigência do seguro, é importante que o nome não seja abreviado. Preste bastante atenção na digitação pois este nome será o impresso na carteirinha do colonin.

Depois, deve preencher a “data de nascimento” e escolher o “sexo”, além de responder se já participou da Colônia de Férias do Forte do Leme, colocando o último ano se lembrar.
Por último, o(a) responsável deve clicar no botão “SALVAR” para continuar o processo de inscrição e passar ao PASSO 3.

 

RESPONSÁVEL LEGAL (PASSO 3)
No campo “nome do(a) responsável legal” deve ser preenchido o nome completo do(a) responsável legal. Por exigência do seguro, é importante que o nome não seja abreviado.

Definição de Responsável Legal: é o adulto que tem a premissa de "cuidar" de outra pessoa, seja ela um menor de idade ou uma pessoa incapaz. Os "pais" são responsáveis legalmente pelos filhos automaticamente, a partir do momento do registro do filho no cartório. Outros casos se darão através de Ordem Judicial, onde o poder público  nomeará o(a) responsável legal “tutor" desta outra pessoa, menor ou incapaz.

Depois, deve preencher o seu CPF, número de registro (identidade ou registro militar) e órgão expedidor.

É necessária a identificação se o(a) responsável legal é civil ou militar e neste caso qual a força armada. Militares do CEP possuem uma identificação diferenciada, que será comprovada pela organização antes de continuar o processo de inscrição.

Atenção: para serem concedidos os valores de militar o(a) colonin deve ser dependente direto(a) de militar. A cópia do registro militar é um dos documentos exigidos para a entrega do kit colonin e confirmação da inscrição na Colônia de Férias do Forte do Leme.

Por último, o(a) responsável deve clicar no botão “SALVAR” para continuar o processo de inscrição e acessar o PASSO 4.

 

CONTATO (PASSO 4)
Nesta aba devem ser preenchidos todos os dados necessários para o contato com o(a) responsável seja para fins de informações sobre as próximas edições da Colônia ou seja para fins emergenciais.

Por último, o(a) responsável deve clicar no botão “SALVAR” para continuar o processo de inscrição e acessar o PASSO 5.

 

DADOS GERAIS (PASSO 5)
Estes dados são essenciais para a identificação do(a) colonin durante a Colônia e constarão na carteirinha do(a) colonin e do(a) responsável.

É muito importante que não haja erro nesta etapa pois determinados campos definem a participação dos(as) colonins, como por exemplo:

- ao clicar no SIM em Turma Especial aparecerão apenas 3 possibilidades de turmas especiais enquanto que se a opção for não aparecerão as possibilidades de turmas de cada idade.

- se o contato com piscina/mar escolhido for “NÃO” será vedado ao(à) colonin a entrada no mar e na piscina.

- caso haja alguma alergia, é muito importante o preenchimento da especificação.

- tanto o plano de saúde (se houver) quanto o hospital de preferência são dados muito importantes em caso de emergência.

- no campo “como o colonin sairá da Colônia”, caso a opção seja sair acompanhado(a) de um(a) responsável (mesmo que não seja o legal) é importante que sejam fornecidos os telefones de contato deste acompanhante.

- no campo “tamanho de camiseta” encontram-se as medidas de cada tamanho de camiseta para que seja escolhido no momento da inscrição e reservado para ser entregue na data marcada (de 11 a 14 de janeiro de 2017).

Atenção: a troca por outro tamanho de camiseta será permitida na data da entrega de kit apenas caso haja sobra entre os tamanhos reservados aos colonins inscritos.

Por último, o(a) responsável deve clicar no botão “SALVAR” para continuar o processo de inscrição e passar ao PASSO 6.

 

DECLARAÇÕES (PASSO 6)

Nesta etapa do processo de inscrição alguns compromissos são firmados pelo responsável legal do(a) colonin:

- autorização de participação do(a) colonin nesta edição da Colônia de Férias do Forte do Leme.

- entrega à coordenação, sempre que solicitado, do atestado médico que libera o(a) colonin para participar de todas as atividades desta Colônia de Férias do Forte do Leme.

- confirmação da veracidade das informações prestadas durante o processo de inscrição.

- entrega de todos os documentos exigidos e retirada do kit colonin no prazo especificado.

Há também nesta etapa a opção da autorização da publicação das imagens do(a) colonin no site e material de divulgação da Colônia de Férias do Forte do Leme. Estas imagens não serão cedidas para outras publicações ou finalidades.

Informamos que caso não seja autorizada a publicação das imagens os(as) colonins serão aconselhados a não participar de fotos ou vídeos coletivos e/ou de turmas.

Por último, o(a) responsável deve clicar no botão “SALVAR” para continuar o processo de inscrição e passar ao PASSO 7.

 

ESCOLHA DA TURMA (PASSO 7)

Nesta etapa é realizada a escolha da turma do colonin. O primeiro número refere-se à faixa etária da turma e o segundo número ao número da turma. O cálculo da idade é baseado na data de nascimento informada e na data da Colônia. Aproveite a possibilidade de escolha de turmas para combinar com os amigos caso queiram ficar na mesma turma.

Neste momento é possível também visualizar o número de vagas restantes em cada turma, uma vez que o processo de reserva de vaga é realizado somente pelo site.

Caso não haja vaga para a turma tente acessar no dia seguinte pois as vagas reservadas cujos pagamentos não foram efeticados serão liberadas novamente. Se desejar entre em contato com a secretaria da Colônia.

Por último, o(a) responsável deve clicar no botão “SALVAR” para continuar o processo de inscrição e passar ao PASSO 8.


PAGAMENTO (PASSO 8)

A forma de pagamento poderá ser escolhida (1, 2 ou 3 vezes) conforme a proximidade da data da Colônia. 

Um relatório de pagamento será gerado para facilitar o acompanhamento das datas limites para depósito ou transferência, uma vez que neste ano não estamos disponibilizando a opção de boleto bancário.

Por último, o(a) responsável deve clicar OK em uma janela que informa estar sendo gerado o relatório para continuar o processo de inscrição e passar ao PASSO 9.

DADOS BANCÁRIOS PARA DEPÓSITO OU TRANSFERÊNCIA (PASSO 9)

Neste passo são informados os dados bancários para depósito ou transferência e as datas limite para garantia dos descontos. Caso a data limite de uma parcela seja ultrapassada a Coordenação poderá avaliar sobre a cobrança da diferença no ato da entrega do kit e confirmação da inscrição.

Logo abaixo das informações, clique no link "Continuar cadastro (finalizando)..." para passar ao PASSO 10.


FINALIZAÇÃO (PASSO 10)

O último passo é um resumo das informações para conferência, e é possível imprimir o relatório ou salvá-lo em pdf ao clicar em "Imprimir Relatório".

Outra página separada será aberta para impressão de modo que o(a) responsável poderá retornar ao site para finalizar o processo.

Então clique em "Finalizar Inscrição" e aparecerá a mensagem de cadastro concluído na tela e uma solicitação de verificação se o email da Colônia não está como spam na caixa postal do(a) responsável.

É NECESSÁRIO ENVIAR PARA O EMAIL DA COLÔNIA (colonia@coloniadoleme.com.br) O COMPROVANTE DE PAGAMENTO PARA QUE SEJA CONFIRMADA A RESERVA DA VAGA.
TAMBÉM É NECESSÁRIO GUARDAR O COMPROVANTE ORIGINAL QUE DEVERÁ SER ENTREGUE JUNTAMENTE COM OS DEMAIS DOCUMENTOS DURANTE A RETIRADA DO KIT DE 11 A 13 DE JANEIRO DE 2018.

 

O que fazer após finalizar o processo de inscrição pelo site?

O processo de inscrição é constituído de 3 fases:

a) O passo a passo do formulário de inscrição do site

b) O pagamento através de transferência ou depósito bancário

c) A entrega dos documentos exigidos e retirada do kit colonin.

Caso tenha finalizado o processo e realizado o depósito ou transferência, o(a) responsável pela inscrição receberá em até 2 dias úteis um e-mail de confirmação do pagamento após o envio do comprovante para o email da Colônia: colonia@coloniadoleme.com.br

Após o processo de inscrição pelo site, o(a) responsável deverá providenciar os documentos solicitados e entregá-los na secretaria da Colônia, no Forte do Leme, exclusivamente de 11 a 13 de janeiro de 2018.


Quais os documentos necessários para retirar o kit do colonin?
Somente receberá a carteirinha para participar da Colônia de Férias do Forte do Leme o(a) colonin cujo responsável (ou qualquer outra pessoa) entregar de 11 a 13 de janeiro de 2018 os seguintes documentos:
  • 1 foto 3x4 do(a) colonin
  • Cópia da certidão de nascimento ou identidade do colonin(*)
  • Cópia da carteira do plano de saúde (se houver)
  • Comprovante original de pagamento
  • Cópia da carteira militar das Forças Armadas do responsável (apenas para filhos de militares)
(*) Colonins de 2008 a 2017 não precisam entregar o documento de identidade ou certidão, pois já temos arquivados.


Posso entregar as fotos ou outros documentos no primeiro dia da Colônia?
Como qualquer pessoa poderá entregar os documentos no dia da retirada do kit colonin, não aceitaremos fotos ou documentos no primeiro dia da Colônia, assim como não será entregue o kit colonin em data diferente de 11 a 13 de janeiro de 2018.

Como posso colocar um(a) colonin na mesma turma de um(a) amigo(a)?

Sabendo a turma do(a) amigo(a), o responsável poderá acessar o site com seu login e senha e alterar a turma do(a) colonin de modo a ficarem juntos(as) desde que seja respeitada a faixa etária da turma.


O que significam as nomenclaturas utilizadas para designar as turmas?
O número inicial que aparece diante da turma (por exemplo, o 6 da turma 61 ou 62)  significa um grupo de colonins de 6 anos de idade. A letra J significa Jardim, a letra A significa Adolescentes  (de 11 a 15 anos) e a letra E significa Especiais. O segundo número das turmas significa 1, 2 ou 3 turmas do mesmo grupo ou idade. As turmas com a letra T são as do turno da TARDE.

Como conseguir uma vaga gratuita na Colônia de Férias do Forte do Leme?
A Colônia de Férias do Forte do Leme tem também um caráter assistencial, destinando gratuitamente aos alunos da rede pública de ensino moradores das comunidades do Chapéu Mangueira e Babilônia um número de vagas correspondente a 10% do total de inscritos com pagamento integral, proporcionando-lhes inúmeras atividades: físicas, culturais, cívicas e socioeducativas.

O processo seletivo para recebimento de gratuidade na inscrição inclui o envio de um e-mail à secretaria da Colônia (colonia@coloniadoleme.com.br) com os seguintes documentos digitalizados: carta de intenção/justificativa para a isenção; comprovantes de renda e de residência; e cópia do boletim escolar do(a) Colonin. Os documentos serão avaliados e conforme a disponibilidade de vagas na turma, a inscrição será confirmada através de resposta ao e-mail enviado.

Como saber se ainda há vaga na Colônia de Férias do Forte do Leme?
Para saber se ainda há vaga em alguma turma é necessário digitar o login e a senha para preencher o cadastro com a idade do(a) colonin desejada.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 

Fale conosco pelos telefones da Secretaria da Colônia de Férias:
 DDD (21) 98666-7836 | 98890-5894 | 98506-9638
 
 

Copyright

Patrocinadores:

              Apoio:
 

Copyright @2007-2017 - Colônia de Férias do Forte do Leme - Rio de Janeiro - RJ. Todos os direitos reservados.